sexta-feira, 21 de abril de 2017

Aquela série vibes e tal: Riverdale

Depois de 13 Reasons Why e com Pretty Little Liars e Teen Wolf chegando ao fim, nós que somos os melhores adolescentes que vocês respeitam, não ficaríamos sem uma boa série teen pra acompanhar, não é mesmo? E Riverdale é um prato cheio, possuindo todos os clichês que compõem esse tipo de série. 

Brincadeiras à parte, no post do hoje vamos explorar o que se passa, sem muitos spoilers, na nova série teen da CW, que mesmo sendo uma adaptação dos quadrinhos “A turma do Archie” da Archie Comics, lançados lá nos anos sessenta, não segue fielmente a HQ, logo que na série temos personagens abertamente gays, bullying, problemas familiares, ou seja, assuntos que jamais seriam abordados na década da obra original. Os tempos eram outros.


O elenco da serie é composto por nomes como KJ Apa, Lili Reinhart, Camila Mendes, Cole Sprouse, Madelaine Petsch, Trevor Stines, Casey Cott, Luke Perry, Marisol Nichols e Mädchen Amick. A série é escrita pelo chefe criativo da Archie Comics, Roberto Aguirre-Sacasa, e é produzida por Greg Berlanti, que sempre arrasa ao levar a historia das HQ pra TV, por exemplo, todas as séries da CW que se passam no universo DC.

A série estreou em vinte e seis de janeiro de dois mil e dezessete, e como já mencionado, traz personagens clássicos dos quadrinhos americanos, “A turma do Archie” seria “A Turma da Mônica” para os americanos, deu pra entender? Pois muito que bem, a história se inicia com o personagem Jason Blossom, interpretado por Trevor Stines, que após um passeio matinal de barco com sua irmã gêmea, Cheryl (Madelaine Petsch), misteriosamente desaparece, e fica aquele mistério: será que ele morreu? Será que ele fugiu? E depois de todo esse mistério/drama, os outros personagens nos são apresentados.

Nos primeiros minutos da série conhecemos o protagonista Archie, interpretado por KJ Apa, um garoto que está no auge do ensino médio, faz parte do time de futebol americano, e após as férias de verão bastante intensa começa a se questionar sobre suas escolhas, aparecendo totalmente mudado, fisicamente e interiormente. Em seguida conhecemos Betty (Lili Reinhart), a garota perfeita, que tira boas notas, participa de todos os clubes do colégio e totalmente obediente aos pais. Logo depois somos apresentados à Veronica (Camila Mendes), personagem forasteira que acabou de chegar à cidade de Riverdale, se tornando amiga da Betty e formando o triângulo amoroso, pois as duas se interessam pelo personagem de KJ. Pra dar aquela dose de drama que a gente adora. Ou seja, a série é toda estereotipada, tem a abelha rainha, que no caso é a implacável e cruel Cheryl Blosson, que é a típica e clichê líder de torcida bitch, tem os meninos populares do time de futebol, como Archie e o falecido Jason, tem os nerds impopulares que se isolam, como a Betty e o Jughead (Cole Sprouse), ex-melhor amigo de Archie, e tem os gays assumidos e enrustidos, como o Kevin (Casey Cott), melhor amigo da Betty e o Moose (Cody Kearsley), aqueles clichês que a gente gosta e acompanha. 

“Nossa história é sobre uma cidade, uma pequena cidade e todas as pessoas que vivem nela. De longe, é como todas as outras cidades ao redor do mundo. Segura, decente, inocente. Porém, chegue mais perto e começará a ver o que está escondido nas sombras. O nome da nossa cidade é Riverdale.” – Jughead 



O plot principal da série, ou ao menos da temporada, é o assassinato de Jason Blossom, porque ao que parece o mesmo não era muita pessoa muito boa, ele era um bad boy, somado ao fato de que família Blossom é uma família com vários inimigos em Riverdale, ou seja, qualquer pessoa pode ser suspeita de ter matado Jason, tornando os mistérios dos personagens pontos de ligação, prendendo a atenção dos telespectadores, criando supostas teorias, como em Pretty Little Liars. Quem nunca fez teorias de PLL, né?

Por se tratar de uma série voltada ao publico teen, diferente da maioria das séries da CW, Riverdale não aborda a temática sobrenatural, como The Vampire Diaries e Supernatural, e também não se passa no universo dos super-heróis, como por exemplo, ArrowThe FlashSupergirl e Legends of Tomorrow, tendo apenas como clímax os mistérios e dramas que compõem a série, sendo um entretenimento leve, vibes e tal. 


A série foi renovada para sua segunda temporada, e você pode estar conferindo o trailer da mesma aqui.


"Faço o possível para escrever por acaso. Eu quero que a frase aconteça. Não sei expressar-me por palavras. O que sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio. Expressar-me por meio de palavras é um desafio. Mas não correspondo à altura do desafio. Saem pobres palavras." Clarice Lispector