sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Dividindo opiniões: Shadowhunters

Assim como foi em Looking, The Flash, Scream Queens e Supergirl, com o fim da aclamada, amada e idolatrada série Glee, nós que éramos, e sempre seremos, fãs da série, tivemos que seguir a vida e expandir nossos horizontes, no caso, começar assistir novos seriados, seriados estes estrelados por nomes da encerrada série da FOX. Seguindo os passos de Jonathan Groff, Grant Gustin, Lea Michele e Melissa Benoist, o eterno Mike Chang de Glee, interpretado por Harry Shum Jr, teve que deixar o dançarino para trás e dar vida ao exótico e excêntrico feiticeiro Magnus Bane em Shadowhunters, série estreante que vem dividindo opiniões mundo a fora.


Anunciada em março de dois mil e quinze, a série que estreou em janeiro do ano seguinte, é produzida pela Freeform e também pela Netflix. Shadowhunters, diferente dos últimos posts, tem como gênero fantasia/suspense. É uma série baseada na série literária “The Mortal Instruments” de Cassandra Clare. A série é a segunda tentativa de adaptação para a TV, logo que em dois mil e treze teve o filme “The Mortal Instruments: City of Bones”. Em março de dois mil e dezesseis, foi anunciado não só a renovação da série, mas como também o aumento dos episódios, logo que a primeira temporada houve apenas treze episódios, sua segunda terão sete a mais, ou seja vinte episódios. A segunda temporada irá estrear no início de janeiro de dois mil e dezessete. 

A série se desenvolve sobre a vida da jovem Clary Fray, interpretada por Katherine McNamara, que ao completar dezoito anos, achando que levaria uma vida normal, frequentando uma faculdade e todos aqueles clichês de um adolescente, tem sua vida totalmente mudada após o rapto de sua mãe, Jocelyn, assim que descobre ser uma Showdowhunter, um humano/anjo, qual tem a função de proteger os mundanos dos demônios. Com a mãe ausente, a jovem e seu melhor amigo, Simon, unem-se a um grupo formado por outros shadowhunters, com o intuito de resgatar e salvar sua mãe. Neste grupo a jovem conhece Jace, um misterioso Caçador de Sombras, de quem a moça logo se aproxima, e seus irmãos adotivos, Isabelle e Alec. Vivendo no meio do sobrenatural, Clary aos poucos vai descobrindo seus poderes, iniciando sua jornada de autodescoberta, desvendando sua história, seu passado e origem. 

E pra quem acompanha a série, e poderá ir, parte do elenco estará na terceira edição da CCXP, Comic Con em São Paulo no dia 4 de dezembro. No evento estarão Katherine McNamara (Clary), Dominic Sherwood (Jace), Matthew Daddario (Alec), Emeraude Toubia (Isabelle) e Alberto Rosende (Simon). Além dos agora mencionados, como também o de Harry Shum Jr, a série consta com nomes como Isaiah Mustafa, Alan Van Sprang e Maxim Roy.

Elenco estará no Brasil em dezembro
Particularmente, não lemos os livros, muito menos assistimos o filme, e até evitamos falar da série aqui, pois como foi dito no título do post, a série veio pra dividir opiniões, isso porque geralmente quando um filme ou seriado é uma adaptação de livros, muitos dos fãs da série literária, não levam isso muito numa boa, devido às adaptações que a história “sofre”. Como publicitários, somos suspeitos, mas não poderíamos deixar de dizer que livro e televisão são duas mídias extremamente diferentes, e que na televisão as histórias precisam ser conectadas, precisa prender a atenção do telespectador, por isso as adaptações, logo que uma série literária leva o leitor a trabalhar com o imaginário, fazendo que o mesmo a se envolva com a história, não tendo certa preocupação em direcionar o pensamento de quem está lendo. Então, deem uma chance. Não tem como seguir fielmente ao livro. Sem contar que a série tem uma trama interessante e quase não foge da temática proposta. A série vem recebendo críticas mistas, indiciada a cinco premiações, e vencendo três dessas indicações. 

Tá esperando o que? Você que não conhece a série, precisa assistir. E pra quem assistiu e não gostou: assista de novo, você assistiu errado!

Mas por hora é isso, vamos ver o que nos aguarda a segunda temporada da série, que dará continuidade ao ponto final do episódio “Morning Star”. Confira o trailer da segunda temporada:


O trailer da primeira pode ser encontrado aqui.

"Faço o possível para escrever por acaso. Eu quero que a frase aconteça. Não sei expressar-me por palavras. O que sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio. Expressar-me por meio de palavras é um desafio. Mas não correspondo à altura do desafio. Saem pobres palavras." Clarice Lispector